Primeiros Passos

Daqui a 5 dias eu estou indo pros Estados Unidos!! Vou passar um ano no estado da Georgia, numa cidadezinha chamada LaGrange, pertinho de Atlanta, que é a capital. Estou super animada e resolvi fazer o blog pra poder atualizar a minha família, amigos e quem estiver interessado, e também pra ter como recordação minhas memórias deste ano que está começando.

Enfim, neste primeiro post eu vou tentar explicar mais ou menos o processo do intercâmbio, desde a escolha da agência até o recebimento da sua “host family”.

O primeiro passo é escolher a agência. Se você não tem ninguém conhecido que já fez intercâmbio, vou postar algumas das agências mais famosas… A STB (http://www.stb.com.br/), a World Study (http://www.worldstudy.com.br/), a IE (http://novo.ieintercambio.com.br/), a CI (http://www.ci.com.br/), e a Experimento (http://www.experimento.org.br/)… Quando comecei a pesquisar as minhas favoritas foram a World Study e a STB, mas a que terminei por escolher se chama Nacel Open Door (http://www.nacelopendoor.org/), em cujo site não há muita coisa, e eles trabalham no Brasil através de representantes. A representante no Rio de Janeiro e Porto Alegre se chama Doris Sfoggia, é uma grande amiga que eu fiz. Foi a que me deu o maior prazo para  a entrega da application, que eu vou explicar o que é. No final das contas foi a melhor escolha, pois a Doris é mesmo super legal, e me ajuda com qualquer coisa, até coisas que ela não tem obrigação de resolver pra mim!!

Segundo passo: O resto é beeem mais corrido! Primeiro você vai ter que preencher vários formulários, que formam a “application”, com seu histórico escolar, informações pessoais, ficha médica e responder umas perguntas, tipo: “Quais as diferenças entre a cultura do seu país e dos USA?”, “Você se relaciona bem com crianças?”… Parece pouca coisa, mas não é!! Depois de fazer a application, você faz uma carta para os seus “host parents”, que são seus responsáveis lá fora, não é dificil, você fala sobre você, suas expectativas, seu dia-a-dia, etc… Ai depois você faz uma mini entrevista, e responde umas perguntinhas fáceis em inglês. Logo após isso, você faz um “Slep Test”. Em algumas agências você faz na mesma hora, em outras, como na minha, você marca pra fazer com os outros intercambistas… O teste é chatinho, no meu havia 150 questões, 75 de escutar e marcar, e 75 de ler e marcar, não é difícil, mas tem que prestar atenção.

Depois do teste, você espera a agência te dar resposta… Eles mandam sua application, sua carta, e seu slep test pros USA e eles avaliam, checam se tá faltando alguma coisa, e mandam para as High Schools para eles avaliarem… Basicamente você vai ficar esperando, esperando e esperando um bom tempo…

E quando você recebe sua “host family”, você quase enlouquece!! Na maioria dos casos, você só recebe sua família no fim de julho, que é a “deadline” pra viajar e tudo mais…

Por enquanto é isso… Estarei começando meu intercâmbio em poucos dias, e por enquanto não tive nenhum arrependimento, e estou muito feliz!

4 pensamentos sobre “Primeiros Passos

  1. Fico feliz com a sua felicidade e espero que tenha bom aproveitamento e que a saudade do paizão seja amenizada pelo conhecimentos de outros amigos.
    que o Senhor seja com vc. por todos os caminhos que percorrer.
    Beijão

Deixe um comentário

